miércoles, 20 de mayo de 2009

Irrefutável.

Ontém, inopinadamente qual frequentemente se sucede, tornei a encontrar um amigo que porventura sempre proporciona-me um estado anímico formidável, e não fora muito diferente nesta ocasião. Entretanto, demonstrava uma insatisfação peculiar em sua face, e apesar do fato de que muitos indivíduos tem arrebatados de si o ânimo concomitantemente aos raios de sol durante uma intempérie, não podia contar com essa proposição, porquanto, a despeito de estar circundado por árvores tenebrosas que contribuem para velar as tardes com um gris moribundo, a abóbada celeste permanecia resplandecente e desanuviada.

Sem a necessidade de inquirir a respeito de tal emoção que sobrepujava, ele relatou-me o seguinte: "Era aproximadamente dez horas da noite, quando da igreja minha mãe tornava; ela trazia uma rosa que provavelmente apanhara durante o itinerário de volta Logo ao chegar, entrou em meu quarto e disse-me: "No dia de hoje, já disse-lhe eu que o amo?"; tais palavras dilaceraram meu exangue coração, pois sabia que haveria algum motivo ao qual ela renunciara sua razão contumaz. E estava certo ao afirmar a mim mesmo tal circunstância, uma vez que ela iniciasse a palrar sobre um fulano que verossimilhantemente era filho adotivo de outrem.

Assim que ela terminou com sua hipótese, pus-me a replicá-la: "Que importa-me tais fatores se não é isso o que demonstrais, passais o dia inteiro a conspurcar-me deixando-me acabrunhado e irresoluto pelo fato de nunca tê-la faltado com respeito e aflição e agora metei-vos a insinuar tamanha mentira?"; seus olhos marejaram-se e também os meus, visto que ainda que sinta ingente rancor, amo-a Porém, para exceder meu sofrimento, ela trouxe-me um pedaço de impresso que levara consigo ao sair do templo, no mesmo continha uma oração estipulando uma conduta que só deveria ser seguida por ela
"
Compreendi que a oração tratava-se de atitudes que só poderiam ser hauridas por sua mãe, visando que concernia a respeitar opiniões, pessoas, enfim, abstrair toda ignorância inerente ao caráter dela. Consternei-me com sua conjuntura, e mesmo sabendo que fora ele batizado e tenha deixado de praticar o catolicismo por há muito de per si ter perdido qualquer resquício de fé; não seria ao resgatá-la que sua mãe tornar-se-ia menos recalcitrante.

No hay comentarios:

Publicar un comentario